Na próxima segunda-feira, 26 de junho, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a criação e tramitação eletrônica de todos os processos e documentos produzidos em sua Sede, em Brasília.
A partir dessa data, todo novo documento produzido deverá ser criado já na plataforma digital. Nos museus e representações regionais o início da utilização do SEI está previsto para o mês de agosto.
O novo sistema extinguirá a criação de processos em papel, acarretando em uma economia significativa em contratos de aquisição de papel, impressão e serviços de postagem.
Para viabilizar o início da utilização do novo sistema, todos os processos correntes na Sede, ainda em papel, foram digitalizados e serão migrados (em formato PDF) para o SEI para que, então, qualquer tramitação seja feita apenas no ambiente eletrônico.
Os grupos de trabalho com representantes de todas as unidades vinculadas (BAE n º 459), criados coordenar as atividades de implantação nos museus e representações regionais, participaram de reuniões preparatórias nos dias 9 e 10 de maio (GT-SEI/MG), e entre 20 de 23 de junho, (GT-SEI/RJ).
Na ocasião, receberam orientações sobre as principais providências necessárias para o início de utilização do SEI em suas unidades, além de um breve treinamento sobre o Sistema. A reunião do GT-SEI/BSB, com a presença dos representantes dos museus vinculados situados nas demais regiões, está prevista para a primeira quinzena de julho.
A implantação do Sistema Eletrônico de Informações atende ao Decreto Nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal.