O Presidente do Ibram, Marcelo Araujo, se reuniu na quarta-feira, 5 de julho, com o Grupo de Trabalho responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para uma reunião de avaliação dos primeiros dias de funcionamento do SEI no Ibram-Sede.
Araujo parabenizou a equipe pela dedicação ao projeto e destacou a importância da implementação de um sistema que irá dotar a instituição de um procedimento mais célere e que agregará, paralelamente outros aspectos positivos como economia e dinamização do trabalho. “Apesar dos ajustes e dificuldades iniciais, eu percebo que todos estamos estimulados pelo aprendizado. Além disso, é importante que estejamos passando por esse piloto aqui na Sede, para que possamos passar para os museus uma experiência mais amadurecida de utilização da ferramenta”, declarou.
A Coordenadora de Arquivos e Bibliotecas de Museus (CAB/CGSIM), Liane Lasmar Correia, comentou sobre o acordo que está sendo desenhado para que a tramitação entre o Ministério da Cultura e suas vinculadas seja totalmente eletrônica, antes mesmo do Barramento de Integração do SEI, que permitirá que órgão distintos se comuniquem. Por enquanto, a tramitação entre os órgãos está sendo em meio físico, e barramento que permitirá a integração eletrônica entre os diversos usuários do SEI.
Aline Alves de Medeiros de Azevedo, também da Coordenação de Arquivos e Bibliotecas de Museus (CAB/CGSIM), responsável pelo suporte aos usuários, informou que em cinco dias úteis de SEI, a equipe atendeu a 106 e-mails de usuários com dúvidas, além dos atendimentos telefônicos e presenciais realizados. Ela destacou o trabalho conjunto de todas as áreas, caracterizando a implantação do SEI como uma atividade que envolve todo o Ibram e que vem a agregar valor ao trabalho de todos. “O SEI dá importância a todos no ciclo, pois todos trabalham a informação, todos manipulam a informação, a ferramenta. É fundamental que o empenho de todos para que nós consigamos usar o melhor da ferramenta que é a economia, a integração, a agilidade em nosso trabalho”, ressaltou.
Liane destacou ainda o engajamento e o trabalho que vem sendo feito com os GTs de implantação do SEI no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. “Eles também estão atuando e nos ajudando a regular o SEI! Ibram, ao nos passar a realidade de cada museu, fazendo muitas sugestões e antecipando algumas questões já para a implementação nas unidades”.
A implantação do SEI! Ibram nas representações regionais e nos museus de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo será no mês de agosto. Nas demais unidades, a implantação será em setembro. Antes disso, os representantes destes museus no GT serão trazidos para Brasília, quando receberão as orientações sobre as providências necessárias para o início de utilização do SEI, além de um treinamento sobre o Sistema.